Nesta versão digital das Poesias Infantis de Olavo Bilac, você terá acesso ao texto integral da primeira edição do livro, atualizado e revisado por mim. Por ser uma obra que está em domínio público, encontramo-la pela Internet nas mais diversas versões recortadas e desfiguradas. Esta que lhe ofereço, no entanto, além de contar com o texto integral, foi cotejada poema a poema, verso a verso, com a edição original, de 1904: ortografia, vocabulário, métrica – está tudo no lugar; você pode apresentá-la às suas crianças sem temer barbarismos.
“O autor deste livro destinado às escolas primárias do Brasil não quis fazer uma obra de arte: quis dar às crianças alguns versos simples e naturais, sem dificuldades de linguagem e métrica, mas, ao mesmo tempo, sem a exagerada futilidade com que costumam ser feitos os livros do mesmo gênero.
O que o autor deseja é que se reconheça neste primeiro volume, não o trabalho de um artista, mas a boa vontade com que um brasileiro quis contribuir para a educação moral das crianças de seu país.”
É assim que Olavo Bilac apresenta as suas Poesias Infantis, no prefácio à primeira edição da obra, de 1904. Foram, desde então, inúmeras as edições deste livro tão singelo quanto poderoso. De algumas décadas para cá, no entanto, e muito tristemente, já não se faz uso dele nas escolas do Brasil. Interessa aos acadêmicos e literatos – e a alguns pais e mães esquisitões –, mas já não é chamado a servir ao propósito que o motivou: a educação literária e moral dos pequenos brasileiros.
Se você deseja conhecer melhor esta obra e aprender a utilizá-la para ensinar aos seus filhos ou alunos os fundamentos da gramática da língua portuguesa, inscreva-se abaixo, faça o download do e-book e aguarde mais informações sobre o curso Português com Poesia – tópicos iniciais de gramática a partir da obra infantil de Olavo Bilac.