Cotidiano

Tupi or not tupi?

Era o primeiro ou segundo dia de aula. 425 calouros pela manhã, mais 425 à noite: o curso mais lotado da universidade. Os bixos — como são conhecidos os primeiro-anistas — circulavam pelos corredores sem quê nem pra quê, quase tão perdidos quanto uma adolescente paraense recém-chegada a São Paulo.

Alguém disse que ia ser na sala 104, uma das maiores do prédio de Letras, do tamanho de um pequeno auditório. Ninguém sabia o que “ia ser”, mas disseram que lá seria, então para lá fomos. A sala lotou em poucos minutos, com bixos literalmente saindo pela janela. Esperávamos.

Não demorou a aparecer o professor: um senhorzinho francamente entrado em anos, apesar da cabeleira preta e dos olhinhos faiscantes. Vestia camisa social; impunha respeito. Colocou a maleta sobre a mesa e contemplou a sala lotada. Parecia estar diante de qualquer coisa maravilhosa.

“Alegra-me ver que a cada ano cresce o número de interessados neste curso! Já não era sem tempo! É flagrante a importância da língua Tupi-Guarani nos dias de hoje. Ibirapuera, Mooca, Pacaembu… São todos nomes tupis!”

Um leve burburinho percorreu o auditório. Bixos confusos se entreolhavam.

O movimento não escapou ao professor, que, no fundo, ainda não se tinha convencido por completo da veracidade da situação. Trocou palavras breves com alguns alunos que estavam na primeira fila e perguntou à turma:

“Quem está aqui para o curso de Tupi-Guarani?”

Quatro ou cinco amantes da língua pátria levantaram a mão.

Autor do mais respeitado dicionário tupi-português da atualidade, o professor calou-se. A manada de bixos debandou da sala, deixando para trás aquele Quixote das letras e seu coração partido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s