Versificação - Módulo Único
- 3 aulas abrangendo teoria, análise de textos e resolução de exercícios;
- Apostila com proposta de exercícios e gabarito.
O curso se destina a crianças alfabetizadas (a partir de 8 anos) e adultos que desejem refazer sua formação em língua portuguesa.
Cobrindo os dois estágios iniciais do processo de letramento – versificação e morfologia –, o principal diferencial do Português com Poesia é esmiuçar todos aqueles conceitos da gramática normativa que costumam apavorar pais educadores e mesmo alguns professores escolares.
Tais conceitos, no entanto, não serão estudados sobre a frieza de uma página em branco, mas no contexto da obra poética de Olavo Bilac, um dos nossos maiores escritores.
Estudaremos gramática enquanto interpretamos poesia! Longe de ser inovadora, essa proposta simplesmente retoma o modo como sempre se estudou qualquer idioma, até há poucas décadas.
Você assistirá, primeiro, às 2 aulas teóricas do módulo de versificação, depois fará os exercícios da apostila exclusiva e, por fim, acompanhará a aula com a resolução desses exercícios.
Concluído o estudo da versificação, você avançará para morfologia. Cada uma das 10 classes gramaticais do português será minuciosamente explicada ao longo de 20 aulas, nas quais os conceitos da gramática normativa serão aplicados à interpretação dos poemas de Olavo Bilac.
O exercício de fixação proposto é a identificação da classe gramatical de cada palavra dos poemas infantis de Bilac (análise morfológica). O aluno recebe, para tanto, o gabarito completo, com todos os poemas analisados morfologicamente, o que lhe permite exercitar com segurança o conteúdo visto ao longo das aulas.
Temos um bom número de adolescentes assistindo às aulas autonomamente, com bastante sucesso.
Já crianças menores, em geral, precisam da mediação de um adulto para aprender de forma efetiva. Recomendo portanto que os pais assistam às aulas e estejam a par do conteúdo trabalhado. Mesmo que você acredite que não está à altura de ensinar português às suas crianças, eu garanto: as aulas do curso lhe darão todas as ferramentas necessárias!
Se chegou até aqui, você provavelmente já se deu conta de que não pode ser normal nem aceitável passarmos tantos anos em instituições de ensino das quais saímos de mãos abanando.
Somos herdeiros de tesouros culturais que nossos olhos e ouvidos não decifram; habituamo-nos a deslizar pela superfície dos acontecimentos sem sequer cogitar em seu sentido profundo.
Não precisamos, porém, caro leitor, viver eternamente neste estado de torpor – tampouco precisam nossos filhos cair na mesma cilada em que caímos.
O que este curso propõe, em relação ao ensino da gramática, é a simples retomada de um caminho que até há bem pouco tempo se sabia certeiro: o estudo das estruturas de uma língua inserido no contexto da grande literatura forjada a partir dela.
Veja como isto pode ser feito na prática
Muitos pais e mães, conscientes de todos esses problemas, resolveram tomar as rédeas da situação. Alguns, por meio do homeschool. Outros, dedicando um olhar mais atento às atividades propostas pela escola, complementando-as e preenchendo suas falhas.
Também há, entre os professores, um crescente movimento de busca por capacitação verdadeira. Afinal, nesse Brasil do século XXI, quem educa o educador?
Portanto, se é preocupante o cenário geral, vivemos, por outro lado, circunstâncias muito favoráveis – diria, até, sem precedentes. A internet, hoje, nos possibilita cultivar interesses – em literatura, em artes, em educação – que até há poucos anos nos pareciam distantes ou mesmo inatingíveis, e cultivá-los precisamente no sentido de alimentá-los a fim de que desabrochem.
Travando uma árdua batalha contra nossa própria ignorância, podemos enfim reivindicar aqueles tesouros que herdamos e nos vinham sendo negados.
Não tenha dúvidas:
Você pode ensinar seus próprios filhos.
Você é capaz de oferecer conhecimento de verdade aos seus alunos.
Quando, há alguns meses, uma das mães educadoras que mais admiro me instou a produzir materiais de língua portuguesa para pais e professores cansados da mediocridade, senti-me honrada, mas um tanto perdida.
O que fazer? Como ajudar?
A proposta deste curso me apareceu como um ponto de luz e fez, logo de cara, imenso sentido, ao articular conhecimentos com que lido profissionalmente há alguns anos a uma necessidade real e gritante dos educadores.
Temos falado bastante sobre alfabetização, e não sem bons motivos! Mas e depois? A criança lê, decodifica, já sabe localizar-se em meio às linhas de uma página. O passo seguinte, naturalmente, é instruí-la nos caminhos da gramática, apresentar-lhe as categorias de palavras que compõem o idioma e as normas que o sustentam.
Isto, porém, não é tão simples quanto fazem supor os livros didáticos escolares. O ensino descontextualizado da gramática, reduzindo-a a regrinhas sem quê nem pra quê, é o elefante branco em cujas costas dispara, galopante, o analfabetismo funcional da nação.
A proposta de aliar o estudo da gramática à leitura e interpretação de poemas agradavelmente musicais e sintaticamente vivos não é desconhecida das famílias educadoras. A elas, o que tenho a oferecer é um atalho e a indicação de quais são as pedrinhas certas ao longo do caminho.
Já aos professores, especialmente os do Ensino Fundamental, esta será, talvez, uma metodologia inteiramente nova e que promete, sem meias palavras, dar aos alunos uma formação linguística básica muito mais eficiente, propícia ao aprendizado da língua portuguesa em níveis avançados.
Carga horária: 6 horas
Carga horária: 11 horas
Carga horária: 6 horas
Sempre que apresento a proposta do Português com Poesia, muitos pais, mães e professores vêm até mim e relatam suas dificuldades.
Alguns acham desafiadora a leitura de textos em verso ou têm problemas de compreensão. Há aqueles que não têm certeza de que os filhos estão prontos para o estudo sistemático das classes gramaticais, enquanto outros não estão convencidos de que devem utilizar a poesia para ensiná-las.
Foi pensando nessas dificuldades que escolhi as aulas bônus do curso. Não queria que fossem somente um conteúdo extra, mas que realmente contribuíssem com o aproveitamento do curso. Assim, convidei especialistas de diferentes áreas para tratarem de cada uma das dificuldades mencionadas acima.
A professora Amanda Stella explica a importância e os benefícios de se trabalhar a gramática associada à literatura.
Utilizando poemas como exemplos, o professor e poeta João Filho expõe conceitos básicos de métrica e entonação e mostra como usá-los na leitura.
A professora Manoela Martins, mãe de oito filhos e com grande experiência em educação domiciliar, oferece orientações práticas para que as crianças obtenham fluência na leitura.
Aula com o professor Emmanuel Santiago, doutor em literatura pela USP, que explica o contexto histórico-literário em que o poeta Olavo Bilac está inserido.
Nesta aula com a professora Ana Paula Pur, você vai aprender a estudar melhor, tornando-se capaz de transmitir o conteúdo aos seus filhos.